07 Dicas para viver melhor em 2018

Um novo ano chegou. Esta época sempre traz três coisas, independente de qual ano seja: a música da Simone “Então é Natal”, panetones a preços exorbitantes (que vão cair pela metade depois do dia 05 de Janeiro) e uma vontade de viver melhor.
Porém, muitas vezes não sabemos o que fazer para viver melhor, ou por onde começar. E realmente, a vida é uma coisa tão grandiosa, que parece haver muito o que podemos melhorar – e pouco tempo para isso. Para ajudar em uma tarefa como essa, trazemos 07 dicas simples e pequenas, que podem ter um efeito impressionante na sua promessa de viver melhor esse ano.

·         Organize-se
Existem muitas maneiras de se organizar. Existe a organização do espaço, do tempo, das finanças e até dos pensamentos! E talvez você já seja uma pessoa organizada de certa maneira, mas não de outras.
A verdade é que a falta de organização é causadora de muito estresse e frustração, e quando eliminamos este mal, estamos abrindo as portas para uma vida melhor. E nem sequer é muito difícil, apesar de exigir disciplina.
Para organizar melhor seu espaço – como uma mesa de trabalho ou o seu quarto – procure jogar fora ou doar tudo o que não utiliza mais. Mantenha o espaço livre, minimalista. Coloque ao seu alcance o que usa sempre, e guarde o que não é de uso frequente. Coloque as coisas que pegar de volta em seus lugares, depois de usar. E tenha uma rotina de limpeza; por exemplo, todo sábado.
Para organizar melhor seu tempo, use uma agenda (de papel ou virtual) para marcar seus compromissos. Coloque lembretes com antecedência para datas importantes, como a entrega de um relatório ou a inscrição para uma prova. Crie listas de tarefas, defina prioridades, e procure respeitar os horários definidos para começar e terminar as atividades. Também evite sair de casa em cima da hora para qualquer compromisso. Permita horários, bem definidos, para descanso e lazer.
Para organizar melhor suas finanças, crie um caderno para anotar ganhos e despesas. Contabilize até mesmo os menores gastos, como aquele doce da padaria ou a vaquinha no serviço. Nunca conte com um dinheiro que ainda não está nas suas mãos. Sempre conte com uma margem para emergências, em todos os meses – e, se no final do mês, não houver emergências, guarde esse dinheiro em uma poupança.
Para organizar seus pensamentos, carregue sempre uma caderneta consigo. Muitas vezes, deixamos passar boas oportunidades por que não temos onde anotar aquela ideia excelente, ou o telefone daquele contato de trabalho, ou o nome daquela escola onde tem o curso que queremos fazer. Habitue-se a escrever.

·         Pare
Sabe aquele momento do dia em que você está prestes a explodir? Quando você recebe um e-mail mal educado, por exemplo, e sabe que, se responder à altura, vai estar encrencado – mas a vontade de responder é enorme para resistir... Nesse momento, simplesmente pare. Levante. Saia.
Reagir no calor do momento gera conflito, problemas e arrependimento. Geralmente, leva apenas dois minutos para se acalmar. Então, antes de qualquer reação, permita a si mesmo sempre um momento para respirar. Você nunca vai saber quantos problemas isso evitou.

·         Beba água
Muitas promessas de ano novo envolvem vida saudável. O problema é que elas geralmente começam de cima, com coisas como “fazer exercícios”, ou “seguir uma dieta”, ou até “perder 20 quilos”. Enquanto isso, a maneira mais simples de começar é simplesmente bebendo bastante água. A água hidrata nosso corpo, melhora nossa pele, ajuda a resistir à tentação da comida, evita os inchaços por causa do consumo de sal, e, é claro, permite viver melhor.

·         Leia
Ler é um exercício. Assim como a ginástica faz com o corpo, a leitura não deixa que seu cérebro envelheça. Além disso, traz benefícios para a sua vida como um todo. Lendo, você pode aprender coisas úteis para a sua carreira, para o seu relacionamento, para a sua saúde... Ou simplesmente se divertir e relaxar.

·         Conecte-se com família e amigos
Por algum motivo, conforme o tempo passa, nos afastamos de familiares e amigos. Até mesmo daqueles que moram conosco. Pense bem: quando foi a última vez que deu um abraço nos seus pais, ou esposo/esposa, ou nos seus filhos? Ocasiões especiais não contam. Provavelmente será mais fácil lembrar da última discussão que tiveram.
Então, uma maneira simples de viver melhor é buscar se aproximar mais dessas pessoas. Deixe a timidez de lado e dê um abraço de bom dia. Diga o quanto está feliz em vê-los. Pergunte “Como foi seu dia?”, e escute a resposta com interesse. Isso vai melhorar a convivência entre vocês de uma maneira inesperada.

Sorria
As pessoas geralmente pensam que sorriem mais do que realmente o fazem. Na maior parte do tempo, não temos nenhuma expressão facial em particular – muito menos uma expressão simpática. Mas se você observar as pessoas que fazem amigos facilmente, que são consideradas agradáveis, que atraem as pessoas, elas geralmente sorriem muito. Então, pratique sorrir mais, mesmo para estranhos na rua. Pode parecer constrangedor, mas abre muitas portas na carreira e na vida pessoal!

·         Faça uma doação por mês
Já foi comprovado até cientificamente que fazer o bem para os outros faz com que os indivíduos se sintam melhores consigo mesmos – e, por isso, sejam mais felizes.

Então talvez você esteja pensando, “Eu não tenho dinheiro para fazer uma doação todo mês!”. Bem, se esse for o caso, você pode separar um item da sua casa que não usa mais. Uma roupa, um brinquedo, um utensílio. Além de fazer o bem a alguém que necessita, ainda estará praticando o desapego – duas atitudes para viver melhor em 2018!